No domingo passado fomos a um lago muito famoso aqui na região da Baviera: o Königssee.
O Königssee é um lago cristalino no meio das montanhas do Parque Nacional Berchtesgaden, no sul da Alemanha, a 160 km de Munique. O lago é cercado por falésias e aldeias, além de vários restaurantes, cafés e comércios ao seu redor voltados ao turismo do local. A água verde esmeralda é tão clara que você pode ver o fundo mesmo a uma profundidade de mais de 30 metros. No inverno, as montanhas ao redor do lago ficam cobertas de neve, o que também deve valer muito a pena a visita! No dia em que fomos estava muito quente, com um calor de 34°C. Nosso pecado foi não ter levado roupa de banho, porque a água estava incrível para dar uns mergulhos.
A partir do estacionamento pago Königssee são 5 minutos a pé até o lago, onde se adquirem os bilhetes para o passeio de barco na bilheteria. O valor do passeio que fizemos foi de 25€ por pessoa e além deste, há diversas outras atividades para praticar no lago, incluindo caminhada, pesca, aluguel de barco a remo e esqui. Sem dúvidas, uma das principais atrações é o passeio de barco a motor elétrico silencioso que vai até Salet com uma parada em St. Bartholomä, uma ilha no meio do lago, onde fica a Igreja de São Bartolomeu, e foi este passeio que fizemos.
A caminho da primeira parada, St. Bartholomä, cerca de 35 minutos de distância do primeiro ponto, o passeio já começou surpreendente. Como destaque, no meio do percurso desligam-se os motores do barco para uma vista deslumbrante e o capitão toca um instrumento chamado Flügelhorn (parecido com um trompete), cujo eco é repetido várias vezes na montanha, uma experiência lindíssima.
Ao chegar no primeiro ponto, fomos direto ao restaurante local e almoçamos um peixe fresco defumado num fumeiro de 400 anos e pescado no próprio lago. Depois visitamos a Igreja barroca dedicada a São Bartolomeu, um lugar bem pequenininho e com as suas famosas cúpulas de cebola vermelha, um dos motivos que a faz ser uma das igrejas mais fotografadas do mundo.
Depois de almoçar e curtir um pouco da particularidade daquele cenário, continuamos mais 15 minutos de barco de St. Barholomä para Salet, a 2ª parada do passeio em Königssee. A partir deste ponto, poderíamos caminhar mais 15 minutos até o lago Obersee, porém o último barco sairia do ponto em que estávamos em 25 minutos, ou seja, não daria tempo de fazermos a trilha até o outro lago, então resolvemos por ali ficar e apreciar ainda mais aquela paisagem deslumbrante em que estávamos. Eu entrei um pouquinho com os pés na água e pelo calor que estava a minha vontade era de mergulhar de roupa mesmo. A temperatura da água estava maravilhosa e a transparência dela mostrava todos os peixinhos que ali estavam a nadar.
E assim terminou o nosso passeio em Königssee. Não é à toa que seus visitantes o elegem todos os anos como um dos principais destinos da Alemanha e para quem tem a oportunidade, o passeio é super recomendado e com certeza é um dos cenários mais lindos que tem por aqui.
Gilson
Ótima sugestão de passeio para um final de semana!!!
Valterlin
Lindo demais.