Eu sei que se você pudesse, viajaria o mundo inteiro. Eu também! Mas já que temos que escolher um destino por vez, reconheço que devemos ser muito sábios nessa hora! Você já escolheu seu próximo destino ou ainda está indeciso? Sabe por onde começar?
Opção é o que não falta, aliás, eu poderia ficar aqui listando mil e um destinos pra você conhecer de acordo com o seu perfil, mas quero te ensinar como você poderia fazer isso sozinho! Quer aprender? Então segue essas dicas preciosíssimas:
O começo da escolha – Tudo depende de alguns fatores:
- Qual o seu perfil viajante?
- Com quem você vai viajar?
- Qual seu orçamento?
- Topa ir para longe da sua casa ou prefere evitar voos longos e grandes viagens?
- Qual a época que você pretende viajar x melhor época para conhecer o destino?
Vamos falar um pouco sobre cada um?
1. Qual o seu perfil viajante?
- Você prefere praia, montanhas, campo ou cidade agitada?
- Você pretende viajar para aproveitar dias inteiros relaxando na beira do mar ou pretende ter uma viagem agitada e conhecer o máximo de lugares possíveis (na medida do possível)?
- O que você quer para ESSA viagem? Ela tem algum objetivo específico, como por exemplo, uma viagem mais espiritual com foco em autoconhecimento, etc.?
- E qual o seu sonho de viagem?
“Viajar é sair da sua zona de conforto”
Uma coisa é certa, nem tudo vai sair como planejado e está tudo bem. Você está planejando em ir para um lugar desconhecido, talvez uma cultura diferente, ou uma gastronomia exótica. Talvez você goste de tudo o que ver e comer. Talvez não. E mais uma vez, está tudo bem. Viajar é isso mesmo e talvez o “novo” que seja o grande espetáculo da viagem. É o ”novo” que te faz voltar diferente de quando você foi. Esteja preparado para ele e para o que acontecer. Tente alinhar suas expectativas para que você se surpreenda com algumas coisas e não se frustre com outras.
2. Com quem você vai viajar?
Outra pergunta mega importante.
- Você vai viajar em família? Tem crianças? Idosos?
- Será uma viagem romântica?
- Vai viajar com amigos?
- Ou sozinho?
Quando viajamos com outras pessoas é super importante saber sobre as expectativas dos integrantes sobre a viagem para que ela aconteça em máxima harmonia com todos e seja igualmente especial e aproveitada. Além das expectativas, escolha um lugar que dê para fazer um roteiro que integre todos os participantes, afinal, fazer yoga em Morro de São Paulo com crianças pode não ser lá a melhor opção…
3. Qual o seu orçamento?
- A viagem é puro luxo e conforto ou você está batalhando para tirar essas merecidas férias?
- Quanto você está disposto a pagar?
“Vê a foto que eu posto,
mas não vê os perrengues que passo”
Bem, economizar antes à viagem é super necessário, e talvez durante a viagem também seja. Na maioria das vezes tem como fazer aquela viagem dos sonhos caber nos nossos bolsos, mas para isso, devemos ajustar nossas expectativas com o foco da experiência que gostaríamos de ter. Tudo pode ser mais caro ou mais barato, depende do que você decide fazer por lá, porém, já adianto que nem tudo do mais caro seja necessariamente melhor. Defenda suas prioridades e faça escolhas inteligentes. Se o seu foco for conhecer o lugar, economize no hotel e talvez na comida, como por exemplo, faça lanches para comer durante o dia. Já se o seu foco for aproveitar um resort, não abuse de coisas que não estejam inclusas no que já foi pago para que não saia do controle do orçamento inicial.
Outra coisa para se levar em conta é o câmbio da moeda. Se você ganha em real, considere os valores da viagem em real. Caso você receba em euro, considere os valores em euro. Uma coisa é certa: quem recebe em real tem uma outra percepção de caro e barato de quem recebe em euro, e vice-versa. Um prato no restaurante por aqui ser 9€ é barato para quem mora na Alemanha, porém R$54 (no câmbio de hoje) por refeição pode não ser tão barato assim visto de fora. Invista na viagem de acordo com a sua percepção e o que cabe no seu bolso.
4. Topa ir para longe da sua casa ou prefere evitar voos longos e grandes viagens?
Isso tudo também faz parte do seu planejamento.
- Você está com pique para longas viagens ou suas férias são pequenas e você prefere ter uma viagem mais curta?
- Você só tem um feriado prolongado ou você tirou 20 dias de férias?
Leve em conta o número de dias que você tem e quantos você precisa para conhecer o destino contando sempre o tempo de deslocamento para lá e por lá. Uma coisa é certa: ninguém quer tirar 5 dias de férias e perder 2 dentro de um avião.
Não deixe de considerar também as burocracias locais:
- É preciso tirar visto?
- É obrigado a tomar alguma vacina que você já não tenha tomado?
Ponha tudo na balança e pese se as devidas exigências compensam para você.
E por último, mas não menos importante:
5. Qual a época que você pretende viajar x melhor época para conhecer o destino?
- Quer aproveitar o inverno no Chile?
- Ou pretende aproveitar o verão na Grécia?
- O que você quer conhecer sobre o lugar escolhido?
- Para conhecer isso, essa é uma boa época para ir?
- Você gosta de lugares mais lotados ou o mais calmo possível?
Uma pesquisa MUITO IMPORTANTE que você deve fazer sobre o lugar, pois vai influenciar diretamente em todo o seu roteiro.
Você já tem uma data específica de férias ou primeiro vai decidir o destino e depois a data ideal para viajar por lá?
Caso você já tenha uma data fechada, pesquise pelos melhores destinos para conhecer nessa parte do ano de acordo com os seus gostos. Se gosta de esquiar, procure por lugares mais frios e com estações de esqui abertas. Caso queira aproveitar o calor, pesquise por lugares que sejam primavera/verão na devida data.
Aqui na Europa, por exemplo, em época de verão (Julho a Setembro) lota os locais de praia como Portugal, Croácia, Espanha, Grécia, Itália, etc. Porém, se você viajar no meio/final de Junho, já é calor e você aproveita esses lugares bem mais calmos e passeios mais baratos.
E aí, curtiu? Eu já tenho alguns palpites para a minha próxima viagem, e você, já sabe seu próximo destino?? Me conta aqui nos comentários!!
Um beijo e boa viagem!
Roselaine Da Costa serrano
Meu próximo destino com certeza Alemanha !!!! Já é o país do coração !!
Raissa Serrano
Eu estou aqui te esperando ❤
Israel lady
Very good post. I absolutely appreciate this website. Stick with it!
Gilson
Otimas dicas, é realmente muito importante fazer o planejamento/ roteiro antes de se aventurar!
Além de organizar a viagem, ajuda a mitigar riscos!